segunda-feira, 28 de maio de 2012

Reflexão final

            Creio que os objetivos propostos para esta formação foram atingidos, uma vez que, já a meio da ação estava sensibilizada para os novos espaços de aprendizagem ao ter explorado algum aplicativos da Web 2.0. e ter verificado as implicações na mudança na organização, gestão e prestação de serviços da BE.
          Parte do trabalho que desenvolvi, aquando da formação, foi perspetivado com recurso à integração dos ambientes digitais; criei e desenvolvi novos serviços e espaços de aprendizagem reais ou virtuais e ainda um trabalho em rede. Adquiri competências do uso de plataforma e-learning.
        No que concerne aos conteúdos, creio que foram pertinentes no contexto de Biblioteca assim como no contexto sala de aula. Falo por experiência própria, pois ao longo das sessões, conforme ia aprendendo, ia pondo em prática algumas das ferramentas, quer de dinamização quer de divulgação, nas atividades que desenvolvi com os diferentes ciclos de ensino, no âmbito do PNL, difundindo a informação para dentro e fora da escola. Constatei que o uso destas ferramentas, manifestou nos alunos um maior interesse na produção de recursos e fortaleceu a interação entre os membros dos grupos. Parte dos colegas com quem trabalhei algumas destas ferramentas, já se mostram interessados em explorar outras. Sentimos que a Web 2.0 é um instrumento facilitador de aprendizagem além de que estimula o desenvolvimento da literacia científica e digital.
        Quanto à metodologia, a formação teve a duração de 25 horas, tendo havido duas sessões presenciais, uma no início da ação e outra no final. Na primeira sessão presencial foram apresentados os objetivos da ação, definida a calendarização, os conteúdos, as tarefas a realizar e a respetiva duração das mesmas online. O desenvolvimento da ação foi online, com sete sessões. Foi produtiva, exigindo que as ferramentas da Web2.0 fossem exploradas, de forma a desenvolvermos competências, técnicas de utilização, seguidas de uma reflexão conjunta. O tempo foi o pior inimigo, não que os 15 dias que espaçavam as sessões fossem poucos, mas sim, as questões profissionais, que impediam, por vezes, uma maior e melhor participação.
         As formadoras estiveram sempre presentes no esclarecimento de dúvidas, no incentivo à participação e no acompanhamento constante das tarefas. As sínteses das sessões foram apresentadas atempadamente, permitindo, assim, a cada um de nós saber em que aspetos devia melhorar. Foram salientados também os aspetos positivos das várias participações.
         Todas as intervenções, críticas, sugestões dos colegas ajudaram a tornar a aprendizagem destas ferramentas muito mais produtivas e estimulantes.
         Esta experiência foi bastante enriquecedora e creio que o domínio dos conceitos de Web 2.0 permitem à Biblioteca escolar gerir de uma forma diferente os recursos de informação e a possibilidade de oferta de novos serviços: produção e partilha de conteúdos, comunicação, organização e gestão.

Sem comentários:

Enviar um comentário