sexta-feira, 25 de maio de 2012

4ª Sessão- Agrepação de conteúdos (RSS Readers)

Esta sessão tinha como objetivos: .familiarizarmo-nos com as ferramentas de agregação de conteúdos, em particular com o Google Reader ou Bloglines; Compreendermos as potencialidades destas ferramentas para o trabalho da biblioteca e listarmos bons exemplos de conteúdos a agregar.
A 1ª tarefa consistia dar o exemplo de uma biblioteca que tivesse canais RSS temáticos e explicar os motivos dessa escolha.
Antes de selecionar a "biblioteca", coloquei uma questão no Fórum para saber se podia optar por uma biblioteca que não fosse nacional.Obtive resposta afirmativa, mas referi uma biblioteca portuguesa. O ter questionado se podia escolher uma biblioteca francesa prendeu-se com o facto de a "Bibliothèque Nationale de France»ter sido,para mim, um grande suporte quando leccionei a disciplina de Francês.
Foi e é uma biblioteca de referência pela riqueza das coleções do seu acervo.
          Em todo o caso,optei pela biblioteca de Beiriz(bibliobeiriz.wordpress.com). É um modelo de blog que cativa pelo seu conjunto de ferramentas da Web 2.0 e que permite a interatividade com os utilizadores através dos comentários e do acesso às redes sociais( Twitter, Facebook...).
 As fontes de informação estão devidamente identificadas e os conteúdos apresentados estão em permanente atualização. Podemos encontrar datas especiais e efemérides bem documentadas com links para sites de referência. Saliento o tema " Sempre à mão" muito direcionado para a disciplina de Língua Portuguesa , desde o Ciberdúvidas ao dicionário terminológico, muito útil para todos nós,professores e alunos, dada a mudança do Programa de Português e o Novo Acordo Ortográfico.
           Na 2ª tarefa (1ª fase) era solicitada uma reflexão sobre a temática da agregação de conteúdos e o trabalho da Biblioteca (vantagens, potencialidades, outros possíveis usos, formas de otimização, …).
Eis a minha reflexão: Na era pré-digital, as bibliotecas centravam o seu papel no desenvolvimento de competências da leitura, mas segundo um artigo publicado na "Dutc Educacional network Kennisnet " " O que estava nos livros de textos e nos livros de exercícios estará disponível on-line no futuro. Em alguns casos, através da password a informação estará livremente acessível. Muitas vezes, como parte do método de aprendizagem e outras como material independente." Os recursos digitais de aprendizagem e o processo e-learning estão a substituir os livros e as revistas. Deste modo,os professores em cooperação com a biblioteca devem selecionar e avaliar os conteúdos a agregar ,criando catálogos digitais temáticos, de acordo com os interesses dos utilizadores. São muitas as vantagens da agregação de conteúdos: -minimiza o problema da sobrecarga de informação; -facilita a pesquisa e recuperação de informação que se encontram distribuídas em diferentes instâncias( bases de dados, publicações...); -permite definir a periodicidade com que se deseja receber as atualizações; -mantém os utilizadores atualizados sem que se percam diante do vasto manancial de informação disponível na rede; -possibilita a fusão num único ambiente,de conteúdos variados produzidos por diversas fontes sem que o utilizador tenha necessidade de aceder a cada sítio, individualmente; -modifica a perspetiva do utilizador em termos de acesso e o seu hábito de «navegação" das páginas Web; -possui a capacidade de interpretar e exibir diversos médias ( áudio, vídeo, animação) independentemente do suporte ( aliás, a distribuição de documentos multimédia por meio dos formatos RSS ( podcasting) podem ser executados em páginas Web ou mesmo por Ipod e Handheld (dispositivos móveis pessoais). Ao adicionarmos RSS ao blogue da biblioteca, por exemplo,podemos divulgar através dos diferentes feeds , as atividades desenvolvidas, informações, as últimas aquisiçoes e possibilitar que qualquer utilizador siga o nosso percurso através das redes sociais (facebook, Twitter...).
         Segundo ( PILGRIM,2002 )"O RSS é um conjunto de especificações voltadas para agregação e distribuição de conteúdos da Web, que facilita o processo de consulta e partilha de informação proveniente de diversas fontes de informação, periodicamente sujeitas a alterações ou atualizações.
        "Os blogs são recursos de informação extraordinários, mas é o RSS que realmente os tornam poderosos" (Davison-Turley , 2005).
           Na 2ª fase desta tarefa,devia,ainda, discutir esta temática,comentando pelo menos duas das reflexões dos outros formandos.

Comentário da Joaquina Tomé
Olá, Eufémia
 Na tua reflexão apontas as principais vantagens da agregação de conteúdos para o desenvolvimento do trabalho da BE, como sejam a possibilidade de criação de “catálogos digitais temáticos, de acordo com os interesses dos utilizadores”. Estes permitem minimizar a sobrecarga de informação e facilitam a pesquisa atualizada de informação espalhada em diversos meios digitais. No entanto, para que se possam aproveitar estas excelentes possibilidades, continua a ser imprescindível desenvolver competências de leitura. Gostar de ler e saber ler, de forma crítica e reflexiva, seja em ambientes virtuais, seja em formato de papel, continuam a ser objetivos fundamentais que qualquer biblioteca escolar deve promover nos seus utilizadores, em colaboração com os docentes.

 A  minha resposta ao comentário da colega:
olá, Joaquina,
 concordo contigo quando dizes que é imprescindível desenvolver competências de leitura,pois verificamos que os alunos revelam imensas dificuldades a nível da produção escrita produto da pouca ou nenhuma leitura.
 A nível do 1º ciclo, trabalha-se muito bem a leitura, aliás , posso assegurar-te que na hora do almoço, tenho quase sempre a biblioteca cheia com alunos, uns a lerem os livros digitais, no site do PNL e outros a lerem e a dramatizarem alguns textos que consideram interessantes.Os alunos mais velhos procuram os computadores para todo e qualquer trabalho, mas raramente o fazem para a leitura.Claro que as novas tecnologias estão ao seu alcance e, segundo a maioria, são mais divertidas do que os livros. Pessoalmente, acho as novas tecnologias muito interessantes, só gostaria de ter tempo suficiente para as explorar.


 Comentário da Anabela Quelhas

Olá Eufémia
Descreveste muito bem as vantagens relacionadas com a agregação de conteúdos. Queiramos ou não as novas tecnologias vieram para ficar. Eu acho que já ultrapassamos a era pré-digital... a maioria das pessoas com mais de 30 anos é que está na pré-digital e algumas ainda acreditam que a revolução tecnológica não aconteceu ou que tudo continuará como antes. Temos que concordar que as novas tecnologias abrem caminhos incríveis à informação e ao conhecimento. A quantidade de informação que circula nos nossos computadores é imensa. O agregador de conteúdos dá-nos uma ajuda essencial para a nossa gestão do tempo.

 Resposta ao comentário da Anabela
Olá Anabela
A quantidade de informação que circula nos nossos computadores é imensa, como dizes e o tempo é pouco para que possamos selecionar a que pretendemos. O agregador de conteúdos tem um papel importante nos dias de hoje em que o sistema educativo exige muito de nós e em pouco tempo. Temos de" correr" para acompanharmos a evolução tecnológica...de outro modo,"perderemos o fio da meada".

Comentário da Filomena Marques
Olá, Eufémia,
De facto, o digital e o e-learning vieram para ficar com todas as vantagens que lhes reconhecemos. Desde logo a facilidade na pesquisa e recuperação de informação, a atualização que permite aos utilizadores colocados perante uma informação previamente selecionada economizar tempo, rentabilizar e partilhar a qualidade da informação. Dispor em quantidade, qualidade, variedade de informação, no mesmo sítio ou blogue é, sem dúvida uma vantagem que só a web 2.0 nos pode dar. Blogue associado ao RSS serão imbatíveis no mundo do conhecimento e da informação em que navegam as BE. Bom trabalho.

           Por fim, devíamos apresentar um exemplo de um blogue/página Web ligado à temática das bibliotecas que,na nossa opinião, merecesse a pena ser seguido. Além disso, devíamos apresentar os motivos da nossa escolha tendo em conta o facto de poderem ser bons exemplos de uma boa utilização da Web 2.0 na ótica da Biblioteca. Selecionei o blogue http// biblioteca-es-mealhada.blogspot.pt 
É um blogue organizado, cheio de cor, cujos conteúdos temáticos estão atualizados e são do interesse dos professores bibliotecários.Os temas estão devidamente identificados,permitindo uma consulta/pesquisa rápida. Potencia a utilização e interatividade com os utilizadores através do boletim informativo assim como dos comentários e do acesso às redes sociais(google,Twitter,Yahoo). Divulga material de natureza técnica e pedagógica da autoria da biblioteca e que poderá servir de guias ou de manuais para comunidade escolar. Oferece uma apresentação em Powerpoint sobre a mudança tecnológica e apresenta,também, as potencialidades que o ambiente Web.2.0 contém para as bibliotecas escolares.

Sem comentários:

Enviar um comentário