sexta-feira, 25 de maio de 2012

8ª Sessão- As redes Sociais

        Com esta sessão pretendia-se que identificássemos o conceito de rede social virtual; debatêssemos as potencialidades das redes sociais virtuais na educação e no trabalho na biblioteca e, ainda, identificássemos boas práticas de utilização de redes sociais na biblioteca.
       Numa primeira tarefa, foi-nos solicitado que selecionássemos da lista de amigos no Facebook, aqueles que considerávamos os três melhores exemplos de utilização da rede social Facebook na biblioteca (escolar ou pública).
     Eu selecionei um facebook de uma biblioteca Municipal -Biblioteca Municipal de Lamego: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001649185130 e dois de bibliotecas escolares, Biblioteca da Chamusca http://www.facebook.com/profile.php?id=100001649185130 Biblioteca Alpendurada http://www.facebook.com/bibliotecaeb23alpendorada, enumerando em cada um deles os seguintes itens:
• Dimensão da respetiva rede (número de amigos)
• Nº de atualizações ao perfil efetuadas na última semana
 • Tipo de informação disponibilizada
• Interações estabelecidas com os utilizadores
• Respeito pelos direitos de autor e pela privacidade.

               Posteriormente, foi-nos solicitado que falássemos um pouco sobre as potencialidades da utilização das redes sociais na biblioteca (escolar ou pública), tendo eu redigido o seguinte:
            Hoje em dia, ao contrário do que acontecia há uns anos atrás, vamos pondo em prática o uso das ferramentas da Web, nomeadamente da Web 2.0.
Todos nós já nos consciencializámos da importância da utilização das redes sociais e das vantagens existentes para o marketing da biblioteca escolar ou pública.
Vejamos, então, algumas das potencialidades na utilização das redes sociais do serviço da biblioteca através da utilização do Prezi, uma ferramenta que aprendi nesta formação.

              Seguidamente, tínhamos de comentar o trabalho de uma colega e eu optei por fazer uma breve apreciação da colega Virgínia, que passo a apresentar:

              Olá Virgínia:
               Partilho da tua opinião ao reconhecer o valor do Facebook, no dia a dia da Biblioteca.
Eu não era uma usuária assídua do Facebook,pois ainda não tinha descobert as suas valências. Agora, ao criar uma página de Facebook para a Biblioteca, dei conta de que me permite estar em contato mais direto com os alunos assim como com a comunidade em geral. No meu caso concreto, divulgo notícias, eventos, atividades, o blogue...além de que , sempre que posso, vou adicionando "amigas" bibliotecas permitindo, assim, uma maior interação da Biblioteca com todos os usuários do facebook. Até ao momento, os comentários/opiniões têm sido positivos,mas outros surgirão, que me ajudarão a melhorar os serviços.
Acho muito interessante e vantajoso, poder consultar e acompanhar de perto o trabalho de outras bibliotecas escolares ou públicas, nacionais ou estrangeiras.
Quanto aos perigos que esta interação oferece, cabe-nos a nós, professores bibliotecários alertar os alunos para isso, se possível, acionando todos os meios da seguranet.
Se ao utilizarmos as redes sociais na Biblioteca, ela melhora os seus serviços...por que esperamos? Há que tirar proveito de todas essas potencialidades para que seja uma verdadeira Biblioteca 2.0.


                     A colega Filomena Nunes  comentou o meu trabalho:
                    Olá Eufémia
Apreciei bastante a sua reflexão que aponta, de forma sucinta e muita clara as potencialidades das redes sociais no trabalho da biblioteca.
 Bom trabalho !

Sem comentários:

Enviar um comentário