sexta-feira, 25 de maio de 2012

5ª Sessão- Operacionalização dos diferentes aplicativos III

Esta sessão teve como objetivos: Compreendermos as potencialidades destas ferramentas na ligação ao currículo e ao trabalho dos professores;.planificarmos uma atividade/ projeto a desenvolver em articulação com os docentes utilizando ferramentas da Web 2.0 .
            A 1ª Tarefa consistia na planificação de uma atividade/ projeto a desenvolver em articulação com os docentes (uma ou mais disciplinas) utilizando ferramentas da Web 2.0.
A planificação da atividade / projeto a desenvolver deveria contemplar os seguintes itens: • Designação da atividade/projeto //Objetivos //Descrição / /Ferramentas Web 2.0 a utilizar //Destinatários //Intervenientes //
Calendarização //Orçamento.
           Eis a minha planificação: Planificação de um projeto “ Ler e viajar com O Cavaleiro da Dinamarca” .
Pegar na obra “O Cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de Mello Breyner Andresen, lê-la e explorá-la, é um projeto que visa desenvolver diversas atividades, recorrendo a algumas ferramentas da web 2.0 ( colaborativas, de criação de banda desenhada, de organização de tarefas, de construção de e-books e de publicação) que potenciam a articulação da Biblioteca Escolar no apoio ao currículo e ao trabalho desenvolvidos pelos professores de algumas disciplinas em contexto de sala de aula / biblioteca escolar.
Ao utilizarmos as diferentes ferramentas da Web.2.0, estamos a contribuir para tornar os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem mais dinâmicos, criativos, inovadores e atraentes, promovendo assim, uma maior interatividade. Através das ferramentas interativas conseguimos envolver voluntariamente os discentes possibilitando a construção do saber de forma cooperativa nas turmas, bem como a autoavaliação, permitindo, ainda, o prolongamento do trabalho realizado fora da sala de aula, conduzindo a uma melhor assimilação dos conteúdos lecionados. Numa sociedade repleta de uma diversidade infinita de solicitações no setor multimédia, é fundamental a integração de diferentes estratégias, por conseguinte, a incorporação de novas ferramentas na prática pedagógica torna-se essencial na construção do conhecimento. Além disso,”está comprovado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.” Antes de se iniciar este projeto de leitura, haverá uma reunião com os docentes das diferentes disciplinas envolvidas no projeto e o professor bibliotecário para se distribuírem as atividades a realizar. Objetivos:
Promover a utilização da Biblioteca Escolar e a sua integração na missão fundamental da escola;
Utilizar as ferramentas da Web.2.0 com o meio de construção, difusão e partilha;
Desenvolver nos alunos a criatividade e o espírito crítico, de iniciativa e autonomia na construção do
    conhecimento;
Promover a leitura e as literacias digitais
Promover o trabalho colaborativo

          Descrição: Este projeto é para ser desenvolvido ao longo de um trimestre. Numa primeira fase, a professora bibliotecária propõe a criação de um blogue para cada um dos alunos do 7º A. Para que haja um trabalho colaborativo e de grande interatividade, haverá hiperligações a partir do blogue da biblioteca, no qual serão colocados todos os trabalhos, que depois de acabados e avaliados, serão divulgados à comunidade. Todo o trabalho a desenvolver com os alunos fica a cargo dos professores envolvidos no projeto e da professora bibliotecária, que acompanhará todo o processo de pesquisa, seleção e tratamento de dados recolhidos. Os alunos desta turma colocam-se em círculo na Biblioteca Escolar e a leitura da obra é feita em voz alta por eles mesmos, ocupando dois blocos da aula de Língua Portuguesa. As atividades de exploração serão elaboradas de uma forma articulada com algumas disciplinas ( Língua Portuguesa, História, Geografia, E.M.R.C, Ed.Visual ).
           - O docente de Geografia divide a turma em grupos e cada um seleciona uma etapa da viagem do Cavaleiro (Dinamarca, Palestina, Veneza, Florença, Antuérpia), faz a pesquisa no Google e o tratamento da informação recolhida. Servindo-se do quadro interativo multimédia, a turma reproduz geograficamente o percurso do Cavaleiro (viagem de ida e volta à Palestina), através de um ficheiro Kmz (conjunto de marcadores do software Google Earth);
          - O docente de E.M.R.C. divide a turma em dois grupos: um grupo realiza pesquisas orientadas no Google sobre a tradição do Natal nos diferentes países, usam o Word para a produção de pequenos textos informativos e apresentam essa mesma informação através de uma apresentação em Prezi ; O outro grupo pesquisa sobre as diferentes religiões praticadas na Palestina e apresenta-as com texto e imagem através da mesma ferramenta.
        -O docente de Língua Portuguesa solicita aos alunos que imaginem a conversa que o cavaleiro teve com a sua família aquando do seu regresso a casa. Esta mesma conversa é gravada pelas diferentes “personagens” através do Podomatic Audacity /os alunos pesquisam sobre o par amoroso Dante e Beatriz. Escolhe-se um aluno que, em dois minutos, apresente de uma forma criativa este mesmo par, recorrendo ao texto e à imagem editados com a ferramenta Animoto.
         - O docente de Educação Visual solicita aos alunos que recontem o percurso que Dante percorre até Beatriz, em Banda Desenhada, sugerindo para esse efeito a utilização da ferramenta Pixton. Esta atividade pode ser articulada com as disciplinas de Inglês e Francês, uma vez que ao utilizar esta ferramenta, faz a tradução automática para as línguas desejadas.
          -Sob a orientação do docente de História, os alunos dividem-se em quatro grupos e a dois deles é solicitado que pesquisem alguma informação sobre a «rota efetuada pelo capitão de um dos navios do negociante flamengo». Partilhando uma conta de utilizador, cada grupo irá dispor, no friso coletivo, a informação que pesquisou, selecionando a data de nascimento ou o espaço temporal que lhe for atribuído. Devem, também, recorrer ao Google Images e adicionar imagens. Utilizam, posteriormente, a ferramenta Dipity e apresentam de uma forma animada um friso cronológico. Os outros dois grupos responsabilizam-se por pesquisar e elaborar uma breve biografia ilustrada de navegadores famosos, que ficarão disponíveis no friso cronológico pela data de nascimento.
           Após a leitura e exploração de “O Cavaleiro da Dinamarca”, a professora bibliotecária solicita aos alunos envolvidos no projeto que criem um livro digital “ O Cavaleiro de Portugal” utilizando a ferramenta em linha –My ebook, visto que permite incorporar o texto (processador de texto), imagem, áudio( Audacity ) e vídeo tornando-se uma atividade motivadora para os alunos. Todas as atividades desenvolvidas são colocadas à disposição da comunidade educativa em geral, uma vez que, são divulgadas em ferramentas da Web 2.0 acessíveis a qualquer pessoa interessada, partindo do princípio de que são gratuitas.
        Uma vez que os recursos materiais necessários à consecução das atividades (livros, computadores, microfone, quadro interativo…) existem na escola, não se preveem quaisquer gastos.
       
             A Avaliação do trabalho efetuado nas diferentes etapas do projeto é feita através de reuniões quinzenais com o grupo de trabalho; grelhas de observação de desempeno dos alunos e grelhas de participação no trabalho de grupo. A avaliação do produto final é feita pela professora bibliotecária em parceria com os docentes envolvidos, mediante os respetivos critérios de avaliação definidos em cada uma das disciplinas.

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